Uma empresa israelense desenvolveu um dispositivo que usa energia solar para purificar água poluída ou água salgada. O destilador da empresa SunDWater,  converte água suja ou salgada em água potável, sem qualquer necessidade de infraestrutura ou de uma fonte de energia externa. O dispositivo é ecológico, de baixo custo e manutenção e é dirigido às populações da África, América do Sul e Ásia.

“Cerca de 97% da água do mundo é salgada ou poluída”, diz Shimmy Zimels, CEO da SunDwater, sediada em Jerusalém.  “É por isso que cerca de 750 milhões de pessoas em 45 países têm necessidade de perfurar poços caros, comprar água engarrafada ou até mesmo usar água contaminada”.

O dispositivo foi inventado por Shimon Ben-Dor, amigo de infância de Zimels, durante a seca que atingiu Israel em 2009. A unidade protótipo, que opera em um parque perto do Mar Morto, já produz 400 litros de água potável por dia. “O conceito buscou vários caminhos antes de Shimon decidir aquecer a água e evaporá-la, restituindo a estrutura molecular original, que é o que acontece quando chove e a água evapora”, diz Zimels.
Mais informações através do link:
http://israel21c.org/environment/sun-power-to-purify-polluted-water/

 

Fonte: Assessoria de imprensa do Centro de Mídia Brasil-Israel