A Carreta da Saúde pode ser considerada como um Hospital sobre rodas.

O projeto foi idealizado pelo Dr. Roberto Kikawa e  desenvolvido pela RPR  Arquitetura e pela Truckvan que também construiu o semi-reboque. A  ação faz parte do Projeto CIES- Centro de Integração de Educação e Saúde e foi criada para oferecer atendimento médico em unidades móveis para comunidades de alta vulnerabilidade social e dificuldades de acesso.  Conta com  um método inovador de gestão compartilhada da saúde envolvendo o governo, empresas, sociedade civil e comunidades, por meio de um modelo de operação autossustentável .

O projeto tem como fundamento básico a tríade TRATAR, EDUCAR e PREVENIR.

TRATAR- o paciente recebe um tratamento humanizado e de qualidade. Assim ele apresenta uma melhora rápida.

EDUCAR- o indivíduo passa a usar a informação a seu favor, cuidando melhor de si (corpo, alma e espírito).

PREVENIR- a prevenção por si só é o resultado simples das duas ações citadas acima.

Unidade móvel pioneira no Brasil tem capacidade para cirurgias de baixa e média complexidade como oftalmológicas, dermatológicas, aparelho digestivo dentre outras

Unidade móvel pioneira no Brasil tem capacidade para cirurgias de baixa e média complexidade

Agora o projeto conta com mais um módulo. A Carreta Cirúrgica que já está em funcionamento no Vale do Anhangabaú. Com aproximadamente 200m², esta é a primeira carreta itinerante com centro cirúrgico completo e com capacidade para realização de  pequenas cirurgias como oftalmológicas, dermatológicas, biópsia de próstata para diagnóstico, aparelho  digestivo, cirurgia de hérnia, entre outras.A unidade móvel dispõe de sistema automatizado que permite a abertura das laterais, salas de atendimento climatizadas, equipamentos de diagnósticos de alta tecnologia, bem como duas amplas áreas de espera, elevadores e rampa para  facilidade de acesso. É conectada a outra unidade móvel com infraestrutura de enfermaria, sala de emergência, sanitários e leitos para pacientes.

Segundo Roberto Kikawa, médico criador da Carreta da Saúde e das demais unidades de atendimento do CIES, a unidade cirúrgica  “é um projeto único nacional, talvez o primeiro no mundo, é um potencial que colocamos em parceria com a prefeitura para trazer alta tecnologia social e proporcionar a população mais um leque de benefícios e atendimento de qualidade”.

Conheça mais sobre o projeto em:  http://www.projetocies.org.br/