Água virtual é aquela que não é visível para nós. Mas existe em tudo que o ser humano produz.

Todos os produtos precisam de água para serem feitos, eles não são de água mas necessitam dela para serem fabricados. Esta é a água virtual.

Cuide muito bem do seu! Um computador por exemplo consome 1.500 quilos de água porque os materiais usados na sua fabricação precisam de várias lavagens em água muito pura. Gasta-se mais água para fabricar um computador do que uma geladeira. Para se ter uma idéia  2 gramas de  Chips de 32MB  consomem 16.000 litros de água.

E para quem  gosta de churrasco, tem que fazer a contrapartida  leia aqui 5 dicas  para economizar  água. A carne de boi é um dos produtos que mais consome água 1Kg de carne pode consumir até 20.700 litros de água

CONSUMO CONSCIENTE

A partir da informação sobre a pegada de água de cada produto, é possível fazer escolhas de consumo com mais consciência. Tomar café ou chá, por exemplo, gera impactos bem diferentes: enquanto são necessários 140 litros de água para produzir um xícara de café de 125 ml, uma xícara de chá com 250 ml demanda apenas 30 litros.Na hora do chá prefiro café?

Exigir que os fabricantes informem a origem e o histórico da água virtual dos produtos que estão na prateleira do supermercado,  no vestuário,  nos materiais de construção  entre tantos outros, também poderia  nos ajudar a optar por aqueles que estejam abaixo de sua média global de pegada de água ou, pelo menos,  que sejam produzidos em locais onde não há escassez de água.

Fonte:Planeta Vivo