Um dos ambientes da casa com maior consumo de água, a cozinha pode deixar de ser o vilão na guerra contra o desperdício, com mudança de hábitos e uso de lava-louças. Para incentivar a redução do recurso natural, as marcas Brastemp e Finish se uniram e criaram a Disputa de Casas. Idealizada pela Sagarana Comunicação, a campanha foi realizada no ano passado ​em São Roque, no interior de São Paulo e teve como resultado uma economia de 780 mil litros de água​ – o equivalente a 80 caminhões pipa – durante dois meses em 90 casas com média de 3 a 5 moradores. Agora, Florianópolis, em Santa Catarina, é a escolhida para sediar a nova edição da ​Disputa de Casas.

Os voluntários que participam da disputa são orientados a só abrirem as torneiras quando necessário e a mudar a rotina doméstica no banheiro, na cozinha, na lavanderia e em outros ambientes. “Esta ação mostra, acima de tudo, que simples mudanças no dia a dia, podem trazer grandes benefícios para a sociedade e para o planeta, tanto no âmbito ambiental, quanto no econômico”, afirma Monica Nascimento, Gerente de Categoria da RB no Brasil.

​E a lava-louças tem papel central na ação, já que realizar a higienização das peças com o eletrodoméstico pode economizar até seis vezes menos água do que a lavagem manual. “Além do menor consumo de água, que pode gerar uma redução de até 17% no valor da conta no final do mês, a lava-louças é uma solução para higienização”, explica Armando Ennes do Valle Jr., Vice-Presidente de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Whirlpool.

A disputa

Interessados em participar da Disputa de Casas Florianópolis devem se inscrever entre 22 de março e 22 de abril no site www.disputadecasas.com.br ou em pontos de inscrição espalhados por Florianópolis. Entre maio e junho, os participantes serão orientados sobre uso racional da água e receberão visitas dos promotores da campanha para acompanhar o progresso. As 50 famílias que registrarem a maior redução do volume de água consumida, em comparação ao mesmo período de 2013, serão premiadas com lava-louças Brastemp e abastecidos por um ano com produtos Finish. O resultado será divulgado em agosto. A ação conta com apoio da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) e do Governo de Santa Catarina.