Mais de 7,8 bilhões de litros de água limpa já foram doadas pelo programa Água Pura Para Crianças. 

O consumo de água contaminada é uma das principais causas de mortes entre bebês e crianças em países em desenvolvimento. Doenças como a diarreia, que são consequência desse consumo de água impura, são responsáveis por mais mortes de crianças no mundo do que o HIV e a malária juntos. São mais de 1.600 mil mortes de crianças com até 5 anos por dia no planeta.

Para tentar combater esse tipo de problema, a P&G desenvolveu um produto social inovador, um sachet que acaba de chegar ao Brasil.

 O que é ?

O P&G Sachet consiste em uma tecnologia de baixo custo apresentada em um sachê de 4 gramas, que é capaz de transformar 10 litros de água contaminada em 10 litros de água potável, livre de resíduos sólidos e impurezas. O produto atende às normas da Organização Mundial de Saúde e tem validade de dois anos no Brasil.

Foi desenvolvido no final dos anos 1990 por cientistas da P&G  e é uma tecnologia exclusiva da companhia, de fácil manuseio, estocagem e utilização. É um produto social que não será vendido e faz parte da principal ação de responsabilidade social da P&G, o Programa Água Pura Para Crianças. “A P&G tem como missão melhorar a vida das pessoas hoje e para as gerações futuras e para nós é inaceitável ver crianças e adultos sofrendo com a falta de água potável. Por isso atuamos em todo o mundo com o programa e nosso produto exclusivo, o P&G Sachet, que será distribuído para quem sofre com esse problema”, afirma Alberto Carvalho, presidente da empresa no Brasil.

Como é utilizado?

Para purificar a água, o conteúdo deve ser despejado em um recipiente com 10 litros de água não potável. Depois é preciso mexer a mistura por 5 minutos e aguardar mais 5 minutos para a sujeira decantar. Em seguida, a água deve ser passada por um filtro, que pode ser até mesmo uma simples camiseta de algodão limpa. Para finalizar, deve-se esperar por 20 minutos para que o bactericida do produto faça efeito e pronto. Em 30 minutos uma água barrenta ou contaminada se transforma em água limpa pronta para o consumo.

o programa Água Pura Para Crianças será desenvolvido inicialmente no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais carentes do Brasil,

o programa Água Pura Para Crianças será desenvolvido inicialmente no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais carentes do Brasil

 Onde vai ser desenvolvido o programa no Brasil?

No Brasil, o programa Água Pura Para Crianças será desenvolvido inicialmente no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais carentes do Brasil, onde, em algumas localidades, pessoas sofrem diariamente com a falta da água potável. “O Vale do Jequitinhonha representa os problemas da maioria das famílias do semiárido brasileiro, que não têm o suprimento adequado e permanente de água limpa. Em regiões assim, é comum o contato de animais com a água de lagos e rios, contaminando com coliformes fecais a água que é usada para o abastecimento dos moradores”, destaca Gerson Pacheco do ChildFund Brasil.

Cada família receberá o produto para obter água potável por um ano inteiro.

A primeira ação do Programa Água Pura Para Crianças no Vale do Jequitinhonha contou com a ajuda de funcionários da P&G que se voluntariaram a participar do programa e irão ajudar no trabalho de divulgação e engajamento de líderes do projeto.

Até 2015, a meta é fornecer 22 milhões de litros de água potável no Brasil. Outro parceiro da P&G nesse programa é a transportadora Rai, que irá armazenar o estoque do P&G Sachet no Brasil.

 Parceria com Walmart – #doeagualimpa

O programa Água Pura Para Crianças vai contar com um grande apoio. A rede varejista Walmart, em parceria com a P&G, desenvolveu uma promoção para incentivar os consumidores a contribuírem com o projeto. Por meio da promoção Doe Água Limpa, a cada produto das marcas P&G comprada na rede, será doado o equivalente a mais um dia de água limpa para uma pessoa.

O compromisso do Walmart é de engajar o consumidor brasileiro nessa causa”.

 Sobre o ChildFund Brasil

O ChildFund International é uma agência de desenvolvimento infantil e proteção global que atende mais de 18,1 milhões de crianças e suas famílias em 30 países. Por 75 anos, a organização tem ajudado crianças em situação de privação, exclusão e vulnerabilidade em todo o mundo a sobreviver e se desenvolver para atingir seu pleno potencial e tornar-se líderes de uma mudança duradoura.

Presente no Brasil há 48 anos, o ChildFund Brasil – Fundo para Crianças é uma organização de desenvolvimento social e proteção infantil. O ChildFund Brasil apoia crianças em situação de exclusão, privação e vulnerabilidade social, oferecendo oportunidades para que elas desenvolvam plenamente seu potencial. Desde 1966, a organização atua de forma independente no Brasil e desenvolve programas sociais para superar as causas da pobreza.