A Diretoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 747,45 milhões para a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Os recursos serão destinados a apoiar a interligação das represas Jaguari (Bacia do Paraíba do Sul) e Atibainha (Sistema Cantareira), visando o aumento da disponibilidade hídrica do Sistema Integrado de Abastecimento de Água da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), através da recuperação das represas do Sistema Cantareira.
O contrato foi assinado nesta quinta-feira, 25, no Palácio do Planalto, com a presença da presidenta Dilma Rousseff, do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do presidente do BNDES, Luciano Coutinho.
O projeto apoiado pelo BNDES é o principal e o de maior magnitude em curso atualmente no País para aumentar o abastecimento de água de forma adequada e segura à população. Os investimentos preveem a captação de água na represa Jaguari, na bacia do Paraíba do Sul, e transferência de vazões para a represa Atibainha, localizada no Sistema Cantareira. A vazão média prevista é de 5,13 m³/s e máxima de 8,5 m³/s.
A iniciativa faz parte de um conjunto de ações para garantia da disponibilidade de água, que se divide em iniciativas de combate à crise hídrica (curto prazo) e à escassez hídrica (médio e longo prazos). Os investimentos referem-se, fundamentalmente, a obras civis, que contemplam a implantação de adutora em vala, a construção de túnel e de prédio da elevatória e demais estruturas necessárias à adução da água. Serão gerados cerca de 1750 empregos diretos e 3400 indiretos durante as obras.
A crise hídrica do biênio 2013-2014 reduziu de maneira brusca o nível dos reservatórios da RSMP e trouxe urgência ao plano para aumento da segurança hídrica da região. O projeto faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
A Sabesp oferece diretamente serviço de saneamento básico a 364 dos 645 municípios de São Paulo. Com isso, atende a, aproximadamente, 28,4 milhões de pessoas, equivalente a 67% da população urbana do Estado, o que a torna a maior empresa de saneamento das Américas em número de clientes e a quinta maior do mundo em população atendida.
Faça seu comentário