Diante da maior crise hídrica dos últimos tempos, a saída para o agricultor que irriga é, sem dúvida, buscar soluções inovadoras para gerar conhecimento. A Sencer, empresa que atua no segmento de tecnologia, desenvolveu uma ferramenta que pode auxiliar o produtor a reduzir em até 30% seu consumo de água e energia elétrica. Além desses benefícios, a quantidade de água adequada pode contribuir para aumentar a produtividade da cultura.

Solução atende fazendas de todos os portes

Solução atende fazendas de todos os portes

Valdir Pavan, CEO da Sencer, explica que o sistema opera por meio de sondas instaladas na plantação que monitoram a temperatura e a umidade do solo em até três níveis de profundidade simultaneamente, coleta os dados e envia para uma plataforma online. “ Desta forma, o produtor pode acessar e tomar decisões relacionadas ao manejo da irrigação da cultura de forma segura e eficaz”, destaca.

O aparelho funciona através de uma unidade de recepção de dados (central), quatro pontos de leitura sem fio para distribuir na fazenda e/ou pivô e um software on-line para visualização e análise dos dados.

Além de coletar dados e os disponibilizar para o produtor, o sistema é integrado com dados climáticos disponíveis, como previsão do tempo, índices pluviométricos, temperatura e umidade do ar, velocidade e direção do vento. “Por meio da utilização de inteligência artificial, é possível fazer análises avançadas do solo e do plantio com base em históricos de dados, tendências e estatísticas, fornecendo ao produtor uma segurança e otimização no manejo da irrigação”, reforça Valdir.

Com menos de um salário mínimo, é possível adquirir o sistema, deixando-o economicamente viável aos produtores, inclusive os de pequeno porte, por isso um dos grandes diferenciais fica por conta do baixo custo. Outro ponto que merece destaque, a aquisição total não resulta em um vínculo com a empresa como outros no mercado.

O sistema desenvolvido pela Sencer pode racionalizar o consumo de água na irrigação, aumentar a produtividade, diminuir o consumo de energia elétrica e água em até 30% e validar seu modo de irrigação atual.

Além da própria ferramenta, está incluso acompanhamento de um engenheiro agrônomo para ajudar o produtor a ter a melhor relação de benefício entre produtividade – irrigação – custos. Junto ao agrônomo da Sencer, o produtor fará melhores planos de irrigação levando em conta o tipo de cultivo, o tipo de solo, os dados meteorológicos do local da fazenda e as medidas do solo apresentadas pelo sistema.

Com esses parâmetros, o produtor poderá adaptar seu plano de irrigação para cada estágio do cultivo e estações do ano.

Após instalar os pontos na fazenda, o produtor poderá visualizar todos os dados on-line na plataforma Sencer, que indicará as medidas de cada talhão e irá sugerir uma lâmina d’água para o produtor. O sistema auxilia também calculando a tendência do solo para o dia seguinte caso o produtor não irrigue naquele dia. Além de tudo isso, terá uma previsão do tempo de cada fazenda para que não irrigue sem necessidade.

O sistema também mostra o histórico de cada ponto e talhão na fazenda para o produtor fazer análises mais avançadas dos talhões e da real necessidade de irrigar. Com hastes em duas profundidades, as decisões podem ser tomadas de forma mais precisas.

O plano de irrigação e as decisões podem ser tomadas junto o engenheiro agrônomo da Sencer para que o produtor não fique em dúvida ou tome decisões erradas.