Fazer moda de maneira inteligente, responsável, agregando valor ao produto e às práticas para seu desenvolvimento sustentável: essa é a proposta de três projetos que integram a programação do Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais -  que chega à sua 12ª edição levando as principais inspirações da próxima temporada para a cadeia produtiva da moda brasileira. Realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), pelo Footwear Components by Brasil e pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), o Inspiramais Inverno 2016 acontece nos dias 08 e 09 de julhodas 09 às 19 horas, no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca – 5º andar (Rua Frei Caneca, 569, São Paulo).

inspiramais2

Crédito: Divulgação [MAC] Comunicação

Foi em janeiro deste ano que o projeto Saberes Manuais estreou no Inspiramais, com a  curadoria da designer Flávia Vanelli, sócia na empresa RATOROI de Santa Catarina, o Saberes Manuais pretende reunir criatividade, vocações regionais, pesquisas tecnológicas e o reaproveitamento para busca coletiva de um design que articule propósitos pautados pela sustentabilidade, levando-os ao caminho do “novo luxo”. Nessa edição o projeto – que conta com a participação da Comunidade Indígena Guarani Carijós de Barra do Sul, SC; da  Mulheres do Frei – Palhoça, SC e da Fios e Flores de Joinville, SC – dará sequência a busca pela inovação sustentável econômica e social, em um misto entre indústria, artesanato e materiais residuais e naturais diversos, diluindo cada vez mais as fronteiras.

Já o projeto Ecodesign, capitaneado pela estilista Isabela Capeto, consiste na consultoria para o desenvolvimento de produtos em couro a partir de práticas que tenham pouco impacto ambiental, utilizando solventes a base de água, produtos chrome free e taninos vegetais para o desenvolvimento de bolsas, calçados e acessórios – apresentados nessa edição do Inspiramais.  A estilista visitou os curtumes Aguapé – couros exóticos (peixe e rã); Krumenauer – vacum; FCC – solas em grupon; Fuga Couros – vacum e Curtume Caxiense (ovelha) e as empresas: Comlasa – forro; Sander Irmãos – chifres; Blaze Transfers  e Componentes / hot fix ; Reuter Metais– Metais e Cifa Fios e linhas – cordão encerado, acompanhando passo a passo de cada etapa do desenvolvimento da coleção. Os produtos são de couro exótico ou vacum, criados a partir de taninos e garantindo maior aproveitamento das matérias primas.

Outro projeto sustentável que integra o Inspiramais é o Inovações Químicas para Couro, que apresentaa funcionalidade de produtos químicos inovadores atualmente disponíveis para o tratamento do couro pela indústria da moda. Traz, também, informativos detalhados sobre os processos pelos quais cada pele passou até atingir determinados efeitos como: cores, texturas, brilho e maciez; a partir do processo de aplicação de produtos de alta tecnologia e com apelo ecológico.

Salão acontece nos dias 08 e 09 de julho no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.