Boas práticas ambientais são importantes em  qualquer área, e na de HVAC-R não é diferente. Algumas metas estão  sendo adotadas para o desenvolvimento sustentável, como diminuição  gradual da emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, a  utilização de fluidos refrigerantes com zero potencial de destruição  da camada de ozônio, o aumento de eficiência energética dos  equipamentos de refrigeração e redução do custo de consumo de energia  elétrica. Para mostrar algumas medidas deste setor, a 19ª FEBRAVA –  Feira Internacional de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação,  Aquecimento e Tratamento de Ar, terá um espaço dedicado a essas  práticas: será a Ilha Temática Meio Ambiente, com exposição de  produtos e ideias ambientalmente aceitáveis. A Feira acontece de  acontece de 22 a 25 de setembro, no São Paulo Expo  Exhibitions&Convention Center (Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5), em São  Paulo.

“Hoje em dia é preciso se preocupar com o meio ambiente, faz parte da  nossa consciência coletiva. As empresas do setor de HVAC-R têm esse  propósito e, por isso, pensamos nesse espaço onde pudessem ser  demostradas soluções para um futuro menos poluído. A ABRAVA é um  importante parceiro nisso e o apoio de várias empresas também é  fundamental para que consigamos atingir nosso objetivo: revelar as  melhores soluções e ideias atuais do mercado. Além dos produtos,  também discutiremos alguns assuntos relacionados ao tema”, revela Igor  Tavares, diretor da FEBRAVA.

Proj Ilha do Meio Ambiente Ozonio_Febrava 3Entre as atrações da Ilha Temática Meio Ambiente está uma sala de  cinema, onde será lançado o documentário “Refrigeração e Ar  Condicionado na Preservação do Planeta”, serão realizadas várias  sessões ao longo do dia. Outro destaque será um projeto com a série de  cartilhas de boas práticas “Você Sabia”, com orientações sobre boas  práticas para o setor de Refrigeração e Ar Condicionado, que está  sendo desenvolvido pela Associação e com participação do Departamento  Nacional do Meio Ambiente (DNMA) e do Departamento Nacional do  Comércio (DNC), com o objetivo de produzir e disponibilizar material  de orientação para a área. Também haverá na Ilha discussão de temas  relevantes para o setor. Dois já estão definidos: Boas Práticas em  Refrigeração e Ar Condicionado e Desafios da Eliminação do HCFC R22 no  Brasil.