Palestra_Reflorestamento CRS BrandsA CRS Brands (antiga Cereser), uma das maiores fabricantes de bebidas do país, e DAE Jundiaí, sociedade de economia mista que atua na área de saneamento básico, acabam de firmar um acordo de cooperação para reflorestar a área da mata ciliar das margens do Rio Jundiaí-Mirim, situada dentro do seu terreno, no bairro de Caxambu.

O lançamento do projeto foi marcado com um evento, no dia 25 de julho, aberto aos funcionários e seus familiares. Além da visita à linha de produção, os filhos dos colaboradores plantaram as primeiras mudas de árvores no terreno da fábrica e ainda participaram da palestra sobre consciência ambiental.

O projeto de reflorestamento tem como objetivo recuperar a área de preservação permanente, protegendo a bacia do Rio Jundiaí-Mirim, responsável por 95% do abastecimento de água na região e também da fábrica.

Serão plantadas cerca de 900 mudas de árvores nativas e frutíferas para reflorestar uma área de 5200 m2. O plantio acontece durante os meses de setembro e outubro, época das chuvas, ideal para o desenvolvimento das espécies.

Produção sustentável – Com o projeto de reflorestamento em conjunto com o DAE Jundiaí, a CRS Brands dá mais um passo para promover uma produção sustentável. A empresa conquistou neste ano o Prêmio Fiesp de Conservação e Reuso de Água com o seu Programa de Gestão Ambiental, que reduziu em 49% o volume de água captada no Rio Jundiaí-Mirim em quatro anos.

O consumo de água na fábrica caiu de 2,48 litros de água para cada litro de bebida produzida, em 2010, para 1,73 litro para cada litro de produto em 2014. E a meta para 2015 é reduzir em mais 10% o consumo de água tratada, para chegar à marca de 1,5 litro para cada litro produzido.

As ações também ajudaram a transformar cerca de 300 colaboradores da CRS Brands em ‘multiplicadores’ da sustentabilidade. “Verificamos que muitos funcionários passaram colocar em prática as medidas de economia de água que aprenderam durante o treinamento também em suas casas e divulgar essas ações entre os vizinhos e familiares. Isso é muito gratificante para a empresa”, conta José Fontelles, diretor comercial da CRS Brands.