14272922640_7f3429e7d2_oA Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio do seu Conselho de Sustentabilidade, em parceria com a Fundação Dom Cabral, reunirá na próxima terça-feira (11), das 9h às 12h, na sede da Entidade,  especialistas do setores público e privado para discutir e incentivar práticas e soluções sustentáveis nas empresas.
O evento “Sustentabilidade e Geração de Valor nas Empresas” tem como principal objetivo estimular os empresários, sobretudo os pequenos e médios, a investirem em ações sustentáveis como forma rentável na cadeia de negócios. Com o foco na geração de valor, a ideia é mostrar como esses investimentos podem resultar em economias a médio e longo prazos na gestão das empresas.
Para debater o tema, estarão presentes José Goldemberg, presidente do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, Heiko Hosomi Spitzeck, professor e gerente executivo do núcleo de  sustentabilidade da Fundação Dom Cabral, Laura Pires, gerente de sustentabilidade corporativa do Grupo Pão de Açúcar e Marcio Andrade, pesquisador e docente da Universidade Federal do Mato Grosso. Na ocasião, Paulina Chamorro, jornalista da Rádio Estadão, será a moderadora do evento. Também serão apresentados cases do Pão de Açúcar e Sebrae MT.
“A sustentabilidade não pode ser encarada como um projeto isolado e conduzido de forma distinta entre as operações de uma empresa seja ela de qualquer porte. Ao contrário, ser sustentável é entender que o princípio está justamente na sua prática que, além de colaborar com a preservação do meio ambiente, pode ser responsável pelo incremento da receita empresarial”, avalia Goldemberg.
Ao encontro dessa expectativa, o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade, que segue com as inscrições abertas até dia 30 de agosto, é uma oportunidade para que essas ideias - que visam o equilíbrio ambiental e, ao mesmo tempo, o desenvolvimento econômico - sejam levadas ao mercado.
 
Futuro do Varejo Sustentável
Pensando neste conceito de sustentabilidade real e acessível a todos, a FecomercioSP, em parceria com a Fundação Dom Cabral e Accenture, firmaram parceria inédita para conduzir a pesquisa “Futuro do Varejo Sustentável”. O objetivo do estudo, que é nacional e está em andamento, é identificar iniciativas que podem ser adotadas pelo setor com foco na geração de valores para a empresa, sociedade e meio ambiente.
De acordo com Heiko Hosomi Spitzeck, coordenador da pesquisa, professor e gerente executivo do núcleo de sustentabilidade da Fundação Dom Cabral, o cenário nacional é preocupante, pois mais da metade das empresas ainda não implantaram de forma efetiva tais ações. Além disso, há falta de maturidade sobre o assunto, principalmente, em pequenas e médias empresas.
No Brasil, iniciativas simples, como a troca da lâmpada comum pela led e a instalação de sistema que capta a água da chuva, por exemplo, podem ser grandes aliadas no combate à crise econômica para o varejista, impulsionada pela crise hídrica e aumento do custo da energia. Em linhas gerais, as empresas devem traçar metas de redução e medir qual é o impacto no orçamento. A falta de tempo e preocupação são fatores determinantes que impedem a adoção de medidas rentáveis para o desenvolvimento sustentável.
SERVIÇO:
Sustentabilidade e Geração de Valor nas Empresas
Quando: 11 de agosto de 2015
Endereço: Rua Doutor Plínio Barreto, 285 – Bela Vista – São Paulo – SP
Horário: das 9h às 12h
Entrada Gratuita