A relação humana com o meio ambiente é um dos temas mais importantes de nossa atualidade. Em todo planeta presenciamos os efeitos do consumismo que gera milhões de toneladas de resíduos diariamente e que afeta a qualidade de vida da sociedade e ambiente como um todo. Entender este problema e partir para a ação, é fundamental para encontrar soluções.

Reciclagem

Em sua terceira edição em Curitiba, a Semana Lixo Zero é promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil e acontece em mais de 12 cidades pelo país, durante os dias 21 a 30 de Outubro. A iniciativa propõe uma programação recheada de debates, intervenções artísticas, oficinas e mostras culturais e ações comunitárias para repercutir a importância do Conceito Lixo Zero. Ano passado, o evento passou a fazer parte do calendário oficial de eventos de Curitiba. Lei nº 14.767\2015

 O que é o conceito lixo zero?

É uma meta ética, econômica e visionária, que busca direcionar a humanidade para a prática do design sustentável, do consumo consciente, do reuso, da reciclagem e da compostagem de resíduos, fomentando a economia circular e eliminando as descargas de resíduos no ambiente.

 A iniciativa que já co organizou mais de 50 eventos na cidade em 2 anos, tem a expectativa de proporcionar gratuitamente para a população de Curitiba, dezenas de atividades culturais, de lazer, bem como eventos técnicos-científicos com o intuito de aproximar as pessoas do Conceito Lixo Zero e fomentar a mobilização social, a economia e o empreendorismo Lixo Zero.

      Todos os envolvidos são voluntários, que de alguma forma se identificam com o conceito lixo zero e querem colocar a mão na massa para aumentar a conscientização da comunidade sobre a importância da boa separação de resíduos, da inovação, do trabalho comunitário, do empreendorismo, e da ação em coletivo por uma Curitiba Lixo Zero.

 O objetivo da Semana Lixo Zero é dar visibilidade às boas práticas locais de reciclagem, reuso, ressignificação, re design, compostagem, comunicação ambiental e gestão de resíduos, auxiliando a sociedade na transição para a economia circular e divulgando as instituições participantes.

 Todas as atividades são gratuitas e para participação de toda a família, como é por exemplo, os mutirões de limpeza em praças e parques, a mostra de arte sustentável ao lado do terminal da Cidade Industrial que irá expor o Museu do Lixo, Mostra de documentários ambientais, entre outros. Tem também oficinas de Compostagem pela cidade, coleta de resíduos tóxicos, concertos de música em espaços culturais, palestras sobre Reuso de Móveis, oficinas de Arte com Resíduos em escolas, encontro de Trocas de roupas, objetos e brinquedos no Passeio Público, Capacitação de Cooperativas de Reciclagem, coleta de óleo vegetal, evento lixo zero, Encontro para cocriar política públicas na área de consumo consciente, entre outros.

 PROGRAMAÇÃO

Horários, locais e contatos dos proponentes no link abaixo:

goo.gl/RVzIeW

obs. A programação está em constante atualização, podendo sofrer modificações de local e horário.

 Contatos:

Samuel Leocádio Costa (41) 8833-6881           Katiani Louise Merry  (41) 9171-1320

Juliana Zaniolo da Silva (41) 9832-9032           Jessica Pertile (41) 9167-8896

 E-mail: curitibalixozero@gmail.com