Mas o que é tecnologia Social?

Tecnologia Social compreende “produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social”.

As Tecnologias Sociais aliam o saber popular, organização social e/ou conhecimento técnico-científico, tendo presente princípios de autogestão, protagonismo social, respeito cultural, cuidado ambiental e solidariedade econômica.  Importa essencialmente que sejam efetivas, reaplicáveis, proporcionem o efetivo desenvolvimento social e que possam ser adaptadas a diferentes realidades.

O Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social é concedido a cada dois anos e  tem por objetivo certificar, premiar e difundir tecnologias sociais já aplicadas e em atividade, que se constituam em efetivas soluções para questões relativas a: recursos hídricos, alimentação, educação, energia, geração de renda, habitação, meio ambiente, e saúde.  Nesta edição haverá Categorias de Premiação Nacional e Internacional, ambas, voltadas para identificar tecnologias sociais que possam ser reaplicadas no Brasil.

objetivos_port

O  Banco de Tecnologias Sociais – BTS    é o principal instrumento utilizado pela Fundação Banco do Brasil para disseminar as tecnologias sociais e fomentar a sua reaplicação.

As tecnologias sociais certificadas pela Fundação Banco do Brasil no certame do Prêmio passam a integrar o BTS.

Prazo: 28 de março de 2017  a  31 de maio de 2017  às 23h59min (horário de Brasília)

Quem pode participar?

Instituições sem fins lucrativos (Instituições de Ensino e de Pesquisa, Fundações, Organizações da Sociedade Civil e Órgãos Governamentais), legalmente constituídos no Brasil, de direito público ou privado e que tenha sua iniciativa desenvolvida no Brasil.

Saiba mais em:

Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social