Os painéis de debates acontecem nos dias 16 e 17 de agosto, no Auditório II da Fiep do Jardim Botânico, em Curitiba

Por: Fabiano Ferreira

O Seminário de Embalagens e Sustentabilidade pretende ser um espaço para a discussão de temas como: impactos no meio ambiente, papel da indústria e função do consumidor. O evento vai reunir representantes de empresas, da indústria, da cadeia de fornecedores, da sociedade civil, acadêmicos e a participação do consumidor. Serão discutidos métodos e formas de descarte corretos, modo de uso, inovações na indústria, além de apresentações de cases de sucesso, voltados às causas sustentáveis.

O Ministério do Meio Ambiente realizou uma pesquisa neste ano de 2017 e apontou que no Brasil um quinto do lixo é composto por embalagens, e 25 mil toneladas desses resíduos acabam dispensados em depósitos das cidades. Cerca de 80% desse material adquirido pelo consumidor é utilizado apenas uma vez. O descarte é inadequado fazendo com que os mesmos não sejam reutilizados de maneira consciente. Dessa forma acabam em aterros sanitários e lixões, ou seu processo de decomposição é finalizado no meio ambiente.

Diante do tema, algumas questões delicadas são levantadas: Por que mais embalagens podem significar menos impactos ambientais? Como embalagens influenciam a cadeia de consumo e por que aterrar pode fazer mais sentido que reciclar? Para o gerente de sustentabilidade da Bemis, Teddy Lalande, várias pesquisas trazem a discussão de volta para o campo da ciência e prometem mudar a sua visão. “Leigos geralmente restringem a problemática ambiental das embalagens a resíduos que devem ser reciclados. Sem base científica, deixam as emoções guiar o raciocínio, o que prejudica a causa, e esta simplificação é perigosa”.

Para o diretor-superintendente da Unilivre, Celso Romero Kloss, é importante promover uma discussão sobre um dos grandes problemas ambientais atuais ligados à poluição, que é o excesso de embalagens. Serão analisadas também, questões como a concepção desses produtos, o descarte, possíveis formas de reciclagem e os impactos para o planeta. “Queremos reunir esses profissionais a fim de debater a relação entre embalagens e sustentabilidade, o consumo consciente e avaliar os problemas para gerar soluções possíveis”, completa.

Outro palestrante confirmado para o evento, o doutor em Design pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa, Cláudio Sampaio, afirma que os temas sustentáveis abordados têm relevância na sociedade, mas aponta outras peculiaridades: “A intenção é proporcionar ao público uma visão geral do conceito de ciclo de vida do produto. Abordaremos as principais estratégias de redução de impactos ambientais relacionados a este ciclo, que os designers utilizam conforme o projeto que estão desenvolvendo”.

No primeiro dia de evento estão programados painéis de discussões para debates sobre os modos de uso, inovações da indústria, o envolvimento da cadeia de fornecedores e o papel do consumidor. No segundo dia alguns dos participantes abrirão espaço para apresentação de cases de sucesso e soluções sustentáveis.

Informações:

  • Local: Auditório II da Fiep
  • Endereço: Rua Comendador Franco, 1341 – Jardim Botânico – Curitiba – PR
  • CEP: 80215 -090
  • Telefone: 41 3254 3734
  • E-mailtecnologia@unlivre.org.br

Acesse o link, confira nossos pacotes promocionais e faça sua inscrição pelo site: http://unilivre.org.br/event/ses2017/