Daqui alguns dias começam os jogos olímpicos, vários meios de comunicação devem falar bastante sobre a competição, e possivelmente muitos de nós estaremos acompanhando os jogos, as modalidades, as emoções e tudo mais. Creio que vai ser bacana se os atletas que nos representam conquistarem medalhas, é algo que somente eles podem conseguir fazer.

Enquanto isso, a vida continua por aqui, certo? As discussões sobre o código florestal ainda estão acontecendo, o texto-base do relatório da medida provisória do Código Florestal foi aprovado no dia 12, e pelo que entendi, os itens destacados pelos deputados e senadores serão discutidos no mês de agosto. Eu já nem sei mais se o que for aprovado ou deixar de ser aprovado vai ter algum benefício real para o país, para a biosiversidade, para as pessoas, afinal, são tantos interesses em jogo. Mas de braços cruzados não podemos ficar, temos que acompanhar de perto essa história e demonstrar nossas opiniões!

A Rio+20 se acabou, talvez algum desdobramento dela ainda tenha destaque, mas cabe a nós inclusive, cidadãos, pessoas que se importam em cuidar do planeta, não deixar que seja apenas mais um evento que passou, mas sim manter vivas as discussões, os temas, buscando verdadeiramente que a real sustentabilidade aconteça cada vez mais.

Este é um ano eleitoral também, lembram? As eleições municipais logo vão chegar, as campanhas e promessas já começaram, então este é mais um tema importante onde nossa cidadania socioambiental pode ser praticada. Antes das eleições, vamos analisar e buscar informações dos candidatos, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores… temos que ficar realmente atentos para que eles, que serão eleitos por nós, e terão a tarefa de continuar o trabalho pelo povo, para o povo e com o povo, sejam representantes verdadeiros de cada cidadão. E então, a eleição vai acontecer. E depois dela, nosso papel é continuar de olho, verificar, lembrar das propostas, das promessas, cobrar, correr atrás!

Muita coisa pra acontecer nos próximos dias, nos próximos meses, né? Que o Brasil possa ter muitas vitórias. Que o planeta possa ter muitas vitórias. Que a justiça planetária aconteça. Ou que pelo menos, já estejamos neste caminho. Amém.

Um abraço do Rex.
Livre Pensador, Cidadão Socioambiental, Andarilho, Biker e Terráqueo.