Fernando Rebouças, desenhista e escritor dos quadrinhos do Oi! O Tucano Ecologista, lançou o primeiro gibi do personagem. Os quadrinhos abordam o aquecimento global e outros temas relacionados ao meio ambiente.

Confira a entrevista com o autor:

Atitude Sustentável: Como foi o seu trabalho até chegar no Gibi?
Fernando Rebouças: Eu criei o personagem Oi! O Tucano Ecologista ainda na minha infância, um personagem que cresceu junto comigo ao lado de outros personagens que continuei a criar nessa turminha ecológica. A cada ano desenvolvia o meu trabalho de maneira profissional por meio de publicações de livros autorais de quadrinhos da turma do Oi!, além de tiras/quadrinhos em revistas e jornais no Brasil e exterior.

Apesar dos livros publicados, sempre tive o sonho de infância de publicar os meus personagens em gibis coloridos de quadrinhos, durante alguns anos tentei publicar meus gibis em editoras de médio e grande porte, mas como a maioria dessas editoras de revistas sempre se demonstrou fechada aos novos artistas do quadrinho nacional, iniciei um longo planejamento para o lançamento de gibis independentes. Inicialmente, tentei parceiras com donos de editoras e gráficas menores, apesar de ser aceito, o patrocínio não veio. Comecei um novo caminho para lançar meu conteúdo inédito de gibis, investindo com recursos próprios, lutando por bons serviços gráficos e editoriais, reunindo meus conhecimento, pois, além de artista, a minha formação em propaganda e marketing, e pós em produção editorial acrescentou novos métodos em meu planejamento.

AS: Qual será a periodicidade do material?
FR: Inicialmente, a periodicidade está prevista para o lançamento de um gibi a cada 4 meses, mas isso dependerá da relação demanda x estoque.

AS: Qual o público alvo e a principal mensagem que quer passar?
FR: Nos tempos atuais, trabalhamos com o público direto e o indireto. Sempre digo que meus quadrinhos, livros, tiras publicadas na imprensa e, agora, o meu gibi apresentam conteúdos de personagens que falam para crianças de todas as idades, de 0 a 200 anos, histórias que abordam temas ecológicos, culturais, de conhecimento ambiental geral sempre com qualidade, poesia e humor inocente. A turma do Oi! O Tucano Ecologista é um personagem muito desafiante para desenhar, pelo seguinte motivo: abordar temas ecológicos de modo humorístico, ético e atrante é um desafio constante. Você já viu alguém fazer piada com as usinas atômicas? É raro, pois se houver deve ser sútil e inteligente. O meu objetivo é falar de ecologia e cultura de modo aberto e coloquial, explorando da maneira possível a imaginação e poesia que os temas oferecem. São mais de 20 anos de criação dos personagens, e mais de 10 de luta profissional.

AS: Como se preocupou com a sustentabilidade durante a impressão do material?
FR: A preocupação em não desperdiçar material começa na minha mesa de desenhista, gosto de desenhar à mão-livre no papel para depois escanear, apesar de utilizar material simples como nanquim, grafite e papel sulfite, aproveito pedaços de papel usado para rascunhos, reutilizo canetas gastas para pintura bruta ou escrita do dia-a-dia e, no último ano, adquiri uma escaner ecológica que só liga  quando solicitada. Quando falamos em impressão de material, dependemos de prestadores de serviços como gráficas que ainda dependem de incentivos fiscais  ambientais  para baratear o uso de insumos recicláveis em seus processos de im pressão. Boa parte dos materiais gráficos em algumas regiões são importados, o que eleva a responsabilidade ecológica na área gráfica para o nível global, algo também presente em outros setores, como por exemplo, a produção de roupas e alimentos.

Para conhecer mais do trabalho de Fernando e comprar os quadrinhos, acesse o site.