Os livros pedagógicos são uma ótima ferramenta para complementar o que é ensinado pelos professores na escola, ampliando e ilustrando o que foi aprendido. Tendo a educação ambiental como foco da coleção, a Editora Base lançou a Base Ecológica Pedagógica, direcionada ao ensino fundamental.

Base Ecológica Pedagógica foi desenvolvida para o Ensino Fundamental.

Produzida em papel reciclado, a obra conta com atividades práticas baseadas em conceitos de sustentabilidade nas áreas de língua portuguesa, língua inglesa, matemática, geografia, ciências naturais, artes visuais, educação física, ensino religioso, culinária e teatro. Conta também com doze cartazes e um cd de atividades.

Cada volume apresenta atividades práticas que oportunizam o trabalho com os conceitos próprios das áreas, relacionadas com a educação ambiental. Para melhor organização e facilitar o planejamento do professor, cada atividade proposta vem com a descrição dos objetivos, metodologia, materiais, registro processual, além de ícones coloridos que facilitam a busca nas atividades.

Confira a abordagem em cada área:

Língua Portuguesa

Apresenta o processo de competência linguística, com diferentes gêneros textuais para análise e reflexão da língua em uso, a fim de promover a capacidade de expressão oral e escrita.

Língua Inglesa

Busca aprofundar as semelhanças e diferenças entre as culturas, mantendo o enfoque ambiental, pois esses valores são difundidos em qualquer parte do Planeta.

Matemática

Envolve os números, a geometria, os espaços e as medidas nas propostas de atividades relacionadas à educação ambiental. O aluno será convidado a buscar soluções, ora individualmente, ora em grupo.

Geografia

Visa à ampliação das capacidades do aluno de observação, comparação e representação das características do espaço de seu entorno, bem como de diferentes espaços e paisagens.

Ciências Naturais

O enfoque parece mais oportuno, a educação ambiental é tratada de forma a conduzir o aluno a mudar sua postura em relação a atitudes que não combinam com a de um cidadão responsável e consciente.

Artes Visuais

Trata cores, texturas e volumes como estratégias para a criação, visando à preservação do meio ambiente.

Educação Física

O propósito é a confecção de jogos, desenvolvimento da consciência corporal, da autonomia e o respeito às regras, além de trabalhar o raciocínio lógico e promover o desenvolvimento social.

Ensino Religioso

A abordagem é ecumênica, levando um pouco de cada religião ao conhecimento do aluno, embora seu enfoque maior seja nas relações do aluno com sua família e com a sociedade em que está inserido.

Culinária

Mostra como cultivar e manipular os alimentos, tirando deles o maior proveito possível no que se refere às vitaminas e sais minerais e evitando o desperdício.

Teatro

São ofertadas atividades que possibilitam o desenvolvimento da criação, expressão corporal, o canto, a dança, o uso de fantoches, entre outros recursos da linguagem não verbal.

A coleção é das autoras Caroline Vezentin e Luciana Brustolin Biscaia. Caroline é graduada em Ciências Biológicas, especialista em Educação Ambiental, com nove anos de experiência na área educacional. Sócia fundadora do Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade – Guaramirim/SC, é autora de diversas obras na área de Educação Ambiental. Luciana é formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR, com especialização em Alfabetização e Educação Infantil (UTP). Professora no Ensino Fundamental na rede municipal de ensino de Curitiba, também é Docente em cursos de capacitação para professores das redes pública e particular de ensino, assim como autora de livros didáticos para Educação Infantil e Ensino Fundamental.