Antes de responder a essa pergunta…para quê mesmo transformar o mundo?

Será que é porque daqui a pouco não vamos ter mais ar bom pra respirar, água pra beber, terra pra plantar nossa comida…? Ihhh…nem pessoas para com-viver de um jeito legal (?!?)

Bobagem!!! Isso tudo é coisa de filme de ficção científica. Exagero meu…desculpe, sou mesmo um pouco dramática demais. (Meu Deus! Será que to com depressão?!?) Não, não…to normal…eu acho!

Mas…só como um exercício filosófico, assista à TV ou leia um jornal e repare nos tipos de notícias. Todas maravilhosas, não? Pois é…para que transformar esse mundo mesmo?

Você deve estar se perguntando “quem é essa daí que fica falando essas besteiras?”

Ops!!! Não me apresentei ainda. Sou Gaia, mas pode me chamar de GAIA NA GANDAIA.

Esse blog é para vocês conhecerem um pouco mais sobre o que ando pensando, sentindo, fazendo e descobrindo. Tem muita coisa boa por aí, mas quase não aparece no noticiário (dizem que não dá IBOPE…será?) Mas já vou avisando… sou muito inquieta e gosto de ver as mudanças na prática. Talvez você lendo, faça todo o sentido…ou não. O importante é que você pare pra pensar e faça a escolha: você quer continuar vivendo nesse mundo do “jeitim” que tá? Se não, vem comigo…

Então, pra começar, EU decidi mesmo que quero transformar o mundo…pelo menos o meu mundo. E nas minhas buscas por aí, sabem o que eu encontrei? Um tal Programa Educação Gaia – Design para Sustentabilidade. É chique, internacional, “chancelado” pela ONU, blábláblá…mas o que achei mais legal de tudo é que ajuda a gente nessa transformação do nosso mundo (pra quem não entendeu, da nossa pessoa, isso…euzinha aqui) para transformar o que tem em volta. (o ambiente, as relações com os outros bichos, humanos e não humanos.)

Veja o vídeo do Gaia Paraná. Parece “bão” o negócio não?

Ok, não respondi a pergunta do titulo do post, mas já dei uma dica, né? Nos próximos vou me esforçar mais…vai acompanhando que você vai ver. E se você quiser me ajudar a espalhar dicas boas por aí…escreve pra mim.

Gaia na Gandaia: personagem criada para trazer dicas práticas e reflexões acerca de assuntos relacionados à transformação para uma vida mais sustentável. Gaia é sempre inquieta e questionadora, está em constante transformação. Em um certo sentido, Gaia já tem sabedoria que busca, mas é no caminho como buscadora que se fortalece nessa sabedoria: o que está dentro está fora e o que está fora está dentro.
Programa Educação Gaia – Design para sustentabilidade: é um curso criado a partir da experiência em ecovilas rurais e atualmente adaptado também para a realidade urbana. Busca educar para a transição para uma cultura sustentável, de alcance global e aplicação local. É uma combinação de reflexões teóricas com atividades práticas, empoderamento dos indivíduos, organizações e comunidades com o conhecimento necessário para o redesenho sustentável de suas realidades. Saiba mais sobre o Programa Educação Gaia Paraná 2012 e veja como participar através do site http://www.institutonhandecy.wordpress.com ou envie email para institutonhandecy@gmail.com