Para mim, o Talentos da Maturidade é muito mais do que um simples concurso cultural. Costumo dizer que esse prêmio foi a cereja do bolo da minha vida e me fez uma pessoa ainda mais completa e realizada. Na última edição, tive o prazer de ser uma das vencedoras, na categoria Fotografia.

Por meio do Talentos, vi muitos amigos descobrindo o prazer de uma vocação artística até então adormecida e, por isso, aguardava ansiosamente a minha vez. Sempre quis participar, porém não tinha idade para inscrever um dos meus trabalhos.

Resolvi aproveitar o tempo e começar a me preparar! Em 2008, me matriculei em um curso de fotografia digital. Trabalhei por muitos anos com registros fotográficos em cirurgias, e então, nessa oportunidade, resolvi redescobrir meu olhar. As lentes profissionais e científicas ganharam um novo valor, repleto de significados e esmero.

Durante esse tempo, fiz diversos ensaios e, quando completei 60 anos, me inscrevi no concurso. Escolhi uma das fotos mais incríveis que já produzi, que era capaz de despertar uma gama incontável de sentimentos. Em “Cabeça nas nuvens”, retratei uma vitrine de vestidos de noiva com a matriz da pequena cidade de Socorro, no interior de São Paulo, refletida no vidro que protegia a loja.  Busquei com cuidado um enquadramento interessante e consegui revelar de maneira poética a falta de seriedade das pessoas diante do casamento.

Sempre acreditei que a arte ativa diferentes partes do nosso cérebro e nos faz pessoas mais inteligentes e dinâmicas. Quando me inscrevi no Talentos, fui avaliada por uma banca julgadora composta por experientes profissionais, ligados às artes e à fotografia. Mas, além de ganhar um prêmio, recebi uma recompensa muito maior. Percebi que manter-se ativo na terceira idade é valorizar a vida. E isso supera qualquer valor monetário.

Se você tem 60 anos ou mais e tem talento na área das Artes Plásticas, Literatura, Música Vocal, Fotografia ou Dança de Salão, não perca esta chance. Inscreva o seu trabalho no site do concurso até dia 30 de agosto!

 

Lina Bandiera

Vencedora do Talentos da Maturidade 2011, categoria Fotografia