Entre os dias 3 e 5 de setembro, participaremos de um dos eventos mais importantes sobre sustentabilidade do Brasil, a Conferência Ethos . O encontro deste ano tem como tema Negócios Sustentáveis e Responsáveis: Oportunidades para as Empresas e o Brasil e está dividido em oito módulos de debates. Entre eles está o Conversa de Líderes , fruto de uma parceria do Santander com o Instituto Ethos.  

A cada dia da Conferência Ethos 2013, vamos abordar um tipo de liderança empresarial:

3/9: Liderança feminina para a sustentabilidade – Diversos estudos têm mostrado que há uma relação clara entre o acesso das mulheres a cargos de liderança e o desempenho financeiro de empresas. Além disso, o número de mulheres empreendedoras tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Um exemplo disso aqui, no Banco, é a Santander Microcrédito – quase 70% dos micro e pequenos empreendedores atendidos por nossos agentes são mulheres. Para debater o assunto, convidamos Sônia Regina Hess, Presidente da Camisaria Dudalina, e Celina Carpi, Membro do Conselho de Administração da Libra Holding.

4/9: Diálogo com Presidentes de Conselho de Administração – Nessa mesa, debateremos o papel dos Conselhos de Administração na inclusão da sustentabilidade na estratégia da companhia. Celso Giacometti, Vice-Presidente do Conselho de Administração do Santander, é um dos convidados para a discussão. Também participarão José Luciano Penido, Presidente do Conselho de Administração da Fibria, Luiz Ernesto Gemignani, Presidente do Conselho de Administração do Grupo Promon, e Sérgio Mindlin, Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos.

5/9: Diálogo com CFOs – Outras medidas de mensuração do sucesso, que vão além do desempenho financeiro de uma empresa, têm sido discutidas. O CFO tem condições de avaliar os impactos que as decisões tomadas pela diretoria podem causar ao longo do tempo e cada vez se torna mais importante que esse profissional esteja atento ao desempenho social, ambiental e ético do negócio em suas análises e demonstrações. Como os CFOs podem colaborar para os avanços na avaliação de resultados, demonstrando uma visão mais completa e precisa sobre a gestão e o desempenho das empresas? Convidamos para compor essa mesa de debate: Carlos Alberto López Galán, Diretor Financeiro, Vice-Presidente Executivo e Diretor de Relações com Investidores do Santander, Roberto Pedote, Vice-Presidente de Finanças e Jurídico da Natura, e Othon Tavares de Almeida, líder do CFO Program Deloitte.

Como você pode ver, o objetivo é debater quão lucrativos podem ser os negócios sustentáveis e avaliar medidas práticas para a aplicação da sustentabilidade nos negócios.

Venha participar dessa conversa e dar sua contribuição. Para participar da Conferência Ethos, inscreva-se no site do evento .

 

Carlos Nomoto

Diretor de Sustentabilidade