Hoje, o trânsito é um dos principais desafios enfrentados por quem mora nas grandes cidades. Para estimular uma reflexão acerca desse problema, foi criado o Dia Mundial Sem Carro, comemorado em 22 de setembro. A ideia é que, ao menos nessa data, os motoristas experimentem formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel.

Aqui no Santander, acreditamos que o estímulo à mobilidade urbana não deve acontecer apenas em datas especiais. Por isso, criamos soluções práticas, que contribuem para o bom funcionamento da cidade de São Paulo. Apenas na Torre Santander, localizada às margens do Rio Pinheiros, são mais de 7 mil pessoas circulando diariamente. E pensando justamente no impacto de nossas ações no ambiente urbano, criamos algumas saídas que, se adotadas em grande escala, contribuem muito para a redução do trânsito na cidade e a qualidade de vida das pessoas.

  • Construímos um bicicletário, que hoje conta com 90 vagas e já está sendo ampliado para 120. Criamos uma infraestrutura completa, com vestiário, armários, sala de alongamento e equipamentos básicos para manutenção. Tudo para garantir o conforto dos funcionários que optam por esse tipo de transporte.
  • Criamos um sistema que estimula a troca de caronas entre os nossos funcionários com um desconto de 50% no valor do estacionamento. Atualmente, são 316 grupos, com 629 funcionários participantes.
  • Disponibilizamos 43 ônibus fretados e estimulamos o uso de táxis compartilhados.
  • Os horários de trabalho foram flexibilizados, para que nossos funcionários tenham a opção de não transitar durante o horário de pico. A entrada pode ser feita entre 7h e 10h da manhã e a saída entre 16h e 19h.
  • Para evitar deslocamentos, oferecemos diversas opções de serviços, como academia, lojas, salão de beleza, mecânico e atendimento médico e odontológico em nosso próprio prédio. Instalamos salas de teleconferência e equipamentos de conference call para diminuir as viagens de executivos.

Com todas essas ações pretendemos tirar mais 2 mil veículos das ruas paulistanas e contribuir para a meta de, até 2015, reduzir 20% das as emissões de CO₂ do Grupo Santander.

Para reforçar nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, participaremos no dia 19 de setembro do Seminário Internacional sobre Mobilidade Corporativa, que acontecerá em nossa sede. O evento integra a Virada da Mobilidade, que acontece de 12 a 22 de setembro e faz parte do projeto “Construindo Cidades Sustentáveis e com Qualidade de Vida na China, na Índia e no Brasil”, do WRI (World Resources Institute). Na ocasião, o diretor de sustentabilidade do Santander, Carlos Nomoto, compartilhará a nossa experiência nessa área. Convido todos vocês a conhecerem mais sobre esse trabalho clicando aqui.


Edmar Cioletti
Superintendente de Serviços, Recursos Corporativos