“Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” As palavras da poetisa brasileira Cora Coralina revelam sutilmente uma das alegrias da educação: transmitir o conhecimento ao outro e fazer desse caminho uma preciosa e rica experiência. Mas, para que esse processo educacional torne-se ainda mais pleno, é preciso que a gente valorize personagens essenciais dessa história: os professores.

Essa é uma causa de todos que acreditam que é possível construir uma sociedade mais justa e sustentável por meio da educação. Por isso, esse é um dos principais focos do Santander em sustentabilidade.

No Programa Educação Infantil, criado em 2011 em parceria com o MEC, trabalhamos para aprimorar a qualidade da educação oferecida a crianças de 0 a 5 anos. Oferecemos capacitação para profissionais que atuam em unidades de creche e pré-escola construídas com recursos do PROINFÂNCIA. Já são 125 unidades atendidas, mais de 13 mil crianças beneficiadas e mais de mil profissionais participaram do projeto. E, neste ano, criamos o Programa Saber, por meio do qual investimos na atualização dos educadores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental.

Já no ensino superior, temos o Santander Universidades, um reconhecido programa de apoio a alunos, professores e pesquisadores presente em 20 países. Até hoje, os investimentos em bolsas de estudo, premiações e parcerias somam R$ 2,8 bilhões no mundo todo.

Uma das iniciativas que integram o Santander Universidades é o Santander Práticas de Educação para Sustentabilidade, um concurso que convida docentes a inserir a sustentabilidade em sala de aula, incluindo o tema em disciplinas obrigatórias da graduação. A partir de novembro, vamos abrir as inscrições para a segunda edição. Se você é professor, fique atento e aproveite para conhecer o trabalho dos vendedores da última edição ! Se não é, mas conhece algum, espalhe a novidade.

Feliz Dia dos Professores!

 

Amalia Sangüeza Pardo

Gerente de Desenvolvimento Sustentável