Iniciamos hoje a 12ª campanha de mobilização de recursos para o programa Amigo de Valor, uma iniciativa criada pelo Santander para promover a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Baseado no ECA, o programa fortalece os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e facilita o direcionamento de recursos do IR devido diretamente aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente. Isso significa que, sem gastar nada, pessoas físicas e jurídicas podem contribuir para que meninos e meninas tenham melhores condições de vida.

Temos orgulho em dizer que esse é um dos maiores programas de arrecadação e mobilização da sociedade brasileira. Milhares de funcionários e clientes do Santander têm participado todos os anos. Em outubro, finalizamos a campanha com nosso público interno e tivemos um excelente resultado: 31 mil participantes (61% do nosso quadro!) e R$ 4 milhões arrecadados.

Desde 2002, direcionamos mais de R$ 63 milhões para 139 municípios e apoiamos 430 iniciativas sociais, espalhadas por todo o país – o que representa a melhoria na qualidade de vida de mais de 43 mil crianças e adolescentes.

Os municípios apoiados são escolhidos por meio de um processo seletivo realizado a cada três anos. Nesse sentido, o ano de 2013 foi bastante especial para a nossa equipe, pois marcou o encerramento de um ciclo, pelo qual beneficiamos 47 municípios, como Indiara (GO), Brumado (BA) e Capela (AL), que registravam um histórico de alta vulnerabilidade social, caracterizado por questões como violência doméstica, uso de drogas e atos infracionais entre as crianças.

Ao mesmo tempo, iniciamos o processo de seleção de novos municípios, que considerou, entre outros fatores, o número de habitantes e seus indicadores sociais. Para o ciclo que começa agora, outras 56 cidades foram selecionadas e, com a ajuda dos funcionários e clientes do Santander, esses locais receberão recursos financeiros e técnicos (capacitação e apoio especializado) para a realização de um diagnóstico municipal sobre a situação das crianças e dos adolescentes e a estruturação de uma política local de atendimento a esse público.

De 4 a 22 de novembro, procure seu gerente e junte-se a nós! Acesse a página do Amigo de Valor para saber mais, conhecer os projetos apoiados e acompanhar sua execução. As crianças e os adolescentes ganham uma oportunidade, e você, a chance de fazer parte disso.

Emanuelle Magno O. Amaral

Gerente de Recursos Humanos